Elaborar e/ou revisar políticas e normas, atualizar o Código de Conduta, educar, monitorar, entre outros.
Zelamos pela transparência e ética nas relações com todos os nossos públicos de relacionamento. Prezamos, igualmente, pela conformidade em nossos processos e operações. E, ao longo dos últimos anos, desenvolvemos o nosso Programa de Integridade e Compliance aplicável a todas as nossas empresas. Nesse sentido, o Programa tem como alicerce as principais referências nacionais e internacionais com foco nos temas de Anticorrupção e Antissuborno.
O Programa de Integridade e Compliance visa informar e instruir as nossas pessoas e é fundamental para que se pautem sempre em melhores práticas e evitem desgastes de imagem e reputação. Este Programa tem por objetivo:
Enraizar na Cultura Organizacional o hábito de usar diretrizes éticas para integrar os processos decisórios da organização.
Abaixo estão listado as 6 frentes do Programa de Integridade e Compliance. Para maiores detalhes, basta clicar em cada um.
1. Comunicação
Consiste em um processo de comunicação contínuo sobre os temas de Integridade e Compliance, por meio de e-mail marketing (incluindo mensagens de apoio da Alta Administração ao Programa de Integridade e Compliance), banners, wallpaper na área de trabalho ou no SAP, adesivos, palestras, vídeos, site de Compliance, etc.
Os e-mails marketing relacionados ao Programa de Integridade e Compliance são enviado por meio do domínio: Compliance Comunica.
2. Educação
Consiste em um processo de ensino e aprendizado ativo e permanente sobre os temas envolvendo integridade e Compliance, como por exemplo, mas não se limitando à:
Código de Conduta
Anticorrupção
Antitruste
Linha ética
Programa de Integridade e Compliance
É necessário monitorar e cobrar a participação dos profissionais nos treinamentos, bem como aplicar mecanismos para verificar a retenção dos conteúdos abordados nos treinamentos.
A Diretoria de Auditoria, Riscos e Compliance participa do planejamento, elaboração, aplicação e/ou contratação dos treinamentos sobre temas de integridade e compliance.
3. Governança Auditoria, Riscos e Compliance InterCement Participações
4. Linha Ética
5. Processo de Compliance
É um processo de monitoramento que visa assegurar a conformidade com Leis e Regulamentações locais, bem como com as Políticas, Normas e Procedimentos internos da InterCement.
Para os temas identificados como críticos, a InterCement criou uma estrutura de governança que conta com o papel de Agentes de Compliance:
Agente de Compliance
Profissionais-chaves em cada Unidade de Negócio, responsável por ser o Facilitador (contribuindo para disseminar a cultura de compliance e para implementar o Processo na UN) e o Guardião (assegurando que a execução das atividades estejam em conformidade com as Leis e Regulamentações locais, bem como com as políticas, normas, manuais e procedimentos internos da InterCement).
6. Termos e Declarações
Em um processo de melhoria contínua, a Diretoria de Auditoria, Risco e Compliance criou o Módulo de Compliance on-line disponível na intranet (Portal SER+) da Companhia para automatizar o processo de preenchimento e realizar gestão centralizada de Termos e Declarações relacionados a algumas das Normas do Programa de Integridade e Compliance, tais como:
1.Declaração de Compromisso Código de Conduta
2.Termo de Compromisso com o Programa de Integridade e Compliance
3.Declaração de Conflito de Interesses
4.Termo de Uso de Ferramentas de Trabalho
5.Declaração de Interação com Agente Público
6.Declaração de Participação em Reunião com Concorrente
7.Termo de Entrega de Doação
8.Termo de Entrega de Patrocínio
9.Carta de Aceite de Doação pela Entidade Beneficiária
10.Carta de Aceite de Patrocínio pela Entidade Beneficiária
11.Declaração de Oferta de Presentes
12.Declaração de Recebimento de Presentes
13.Declaração Jurada de Pessoa Exposta Politicamente – PEP (Loma Negra)